Rich Snippets Google

otimização de sites RICH SNIPPETS

Rich Snippets Google

otimização de sites RICH SNIPPETS
otimização de sites RICH SNIPPETS

Quando você faz uma pesquisa no Google, lhe retorna vários resultados relacionados a palavra chave que você pesquisou. Por padrão cada resultado de pesquisa contém 04 linhas, e cada linha uma tipo de dados:

  1. Linha: Tìtulo
  2. Linha: Link
  3. Linha: Descrição
  4. Linha: Descrição

rich-snippets

Para melhorar os resultados e a experiência do usuário, o Google criou o Rich Snippets.

O que são Rich Snipetts

Snippets, são pequenas marcações nos trechos dos resultados de busca. Foram desenvolvidos para dar aos usuários uma noção sobre o conteúdo da página e por que ela é relevante para a consulta.

Rich =Valioso | Snippets = Trecho = Trecho Valioso.

São pequenos trechos valiosos contidos dentro de cada resultados de pesquisa orgânica que fornecem mais informações sobre o conteúdo do resultado. É assim que eu defino Rich Snippets.

Veja alguns exemplos de resultados com marcação Rich Snippets:

tipos de marcação rich snippets

Se o Google compreender o conteúdo de suas páginas, pode então criar rich snippets: informações detalhadas para ajudar os usuários com consultas específicas.

Por exemplo:

  • Snippet de um restaurante – pode mostrar a avaliação média e a faixa de preço
  • Snipppet de uma página da receita –  pode mostrar o tempo total de preparação, uma foto e a classificação da avaliação da receita
  • Snippet de um álbum de música – pode listar as músicas junto com um link para reproduzir cada música.
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Esses rich snippets ajudam os usuários a identificar se o site é relevante para a pesquisa e podem resultar em mais cliques em sua página.

Tipos e Formatos para a marcação Rich Snippets

São três os tipos de formatos para marcação Rich Snippets:

  • Microdados
  • Microformatos
  • RDFa

Eu adotei o tipo de marcação Microdados pela facilidade e flexibilidade no momento que você estiver realizando a marcação do conteúdo em sua página.

 Que tipos conteúdos podem usar marcação para Rich Snippets

O Google suporta rich snippets para os seguintes tipos de conteúdo:

  • Resenhas
  • Pessoas
  • Produtos
  • Negócios e organizações
  • Receitas
  • Eventos
  • Música

Sintaxe para marcação

Veja abaixo um exemplo de código sem marcação e em seguida com a marcação:

Sem Marcação

<div id="_azul_topo_rodape">

<h4>Localização</h4>

<p> Rua Lício Marcondes do Amaral, 451 - Morumbi - São Paulo <br /> CEP: 05616-100 </p>
<p>Telefone: +55 11 3771 2201</p>
<p><a href="http://www.olhovivodesign.com.br">OlhoVivoDesign</a> - Todos os Direitos Reservados</p>

</div>

Com Marcação

<div id="_azul_topo_rodape" itemscope itemtype="http://schema.org/Organization">

<h4>Localização</h4>

<div itemprop="address" itemscope itemtype="http://schema.org/PostalAddress"><p>
<span itemprop="streetAddrress">Rua Lício Marcondes do Amaral, 451 - Morumbi</span> - 
<span itemprop="addressLocality">São Paulo</span> <br /> 
<span itemprop="postalCode">CEP: 05616-100 </span></p>
</div><p>Telefone: 

<span itemprop="telephone">+55 11 3771 2201</span></p><p>
<a href="http://www.olhovivodesign.com.br" itemprop="url">
<span itemprop="name">OlhoVivoDesign</span></a> - 
Todos os Direitos Reservados</p>

</div>

Vamos analisar a marcação?

<div id="_azul_topo_rodape" itemscope itemtype="http://schema.org/Organization">

Nessa linha temos dois atributos: itemscope e itemtype.

Itemscope indica que o conteúdo dentro da <div> descreve um ítem. Itemscope acima indica que “http://schema.org/Organization” se trata de um Ítem é do tipo “Organization” e não simplesmente um link.

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Itemtype indica o tipo de Ítem. No exemplo acima Itemtype indica que aquela marcação é do tipo “Organization“.

Dados aninhados

<div itemprop="address" itemscope itemtype="http://schema.org/PostalAddress"><p>

Itemprop indica um tipo de propriedade pertencente ao Item principal. Cada tipo de Item tem um conjunto de propriedades (clique aqui para ver a tabela completa de propriedade para cada item). Neste exemplo temos o endereço da empresa, e para usar a marcação em endereço usamos a propriedade Itemprop=”address”.

Note porém que Address usa Itemscope Itemtype que define um tipo de Ítem, isso aconteceu porque a propriedade Address tem seu próprio conjunto de propriedades, e nesse caso temos que defini-lo acrentando itemscope itemtype=”http://schema.org/PostalAddress”.

Outra questão que apredemos aqui e a possibilidade de trabalhar com dados aninhados, ou seja, dentro de uma marcação do tipo “Organization” (ou qualquer outro tipo) podemos inserir outras marcações.

DIca: Você pode usar suas proprias DIV de estilo para inserir a marcação.

Por exemplo: Digamos que você tem um estilo do tipo <div id=”footer”> e dentro do footer você tem dados que descreve o nome da empresa e o endereço. Dentro dessa div você pode inserir um Itemscope Itemtype ficando assim <div id=”footer” itemscope itemtype=”http://schema.org/Organization”>

 

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Publicação Criada em: novembro 3, 2012
Sem atualizações registradas.

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