O DBA (Data Base Administrador) ou Administrador de Banco de Dados é o nome comum usado para designar o profissional de TI responsável pelo banco de dados corporativo. Mas afinal, quais são as tarefas mais importantes para um DBA, o que um DBA faz? Abaixo vou listar algumas tarefas que se destacam:
Qual o papel de um DBA na Empresa
- Evitar a corrupção de dados.
- Evitar parada do banco de dados.
- Criar e administrar backups do banco de dados e do sistema operacional, dependendo do tipo de backup.
- Evitar corrupções de backup.
- Responsável pela segurança dos dados.
- Analisar e evitar problemas de performance que sejam causados por hardware, consultas SQL mal escritas e ou problemas com topologia de rede.
- Calcular a expansão do ambiente (hardware + storage) e evitar desuso indevido por parte das aplicações no banco de dados que oneram recursos no sistema de armazenamento.
- Aplicar atualizações no banco de dados.
- Modelar o banco de dados.
- Modelar o fluxo de trabalho das rotinas geradas no banco pelas aplicações (fluxograma de trabalho).
- Migração de ambientes operacionais: versões de software de banco de dados e/ ou arquitetura do ambiente de hardware.
Para ser um excelente DBA não basta apenas ter conhecimentos técnicos, é preciso também reunir algumas qualidades pessoais como:
Características pessoais que um DBA deve ter
- Confiança – É de extrema importância que o DBA transmita confiança e segurança, afinal o Banco de Dados é um dos maiores patrimônios, se não o maior patrimônio que uma empresa pode ter. Imagine se uma empresa ter problemas com o Banco de Dados? Para transmitir segurança você precisa obviamente conhecer muito a linguagem e o banco, por isso sempre esteja atualizado. Tenha domínio que no você fala, confie em você e no seu potencial, mostre que você é capaz de resolver os eventuais problemas por mais difíceis que pode parecer.
- Pró-atividade – Sempre examine e fique atento, não deixe que um problema os pegue de surpresa, se antecipe resolvendo questões que poderiam no futuro causar dor de cabeça. Se atualize sempre, procure conhecer soluções para diversos tipos de problemas possíveis. Pratique! Apresente melhorias para o banco de dados, mostre soluções mais adequadas para as tarefas monótonas do dia-a-dia. Faça treinamentos de banco de dados em sua organização, a qualidade das queries só será melhor se você mostrar o caminho aos desenvolvedores.
- Bom Relacionamento – O DBA precisa saber se relacionar com todos, pois um DBA tem acesso aos diferentes níveis de uma empresa como Diretores, Gerentes, Clientes, Analistas, Estagiários. O DBA se reporta a cada um desses profissionais dependendo do tipo de solução ou problema a ser resolvido.Não seja arrogante, nem muito chegado, seja equilibrado, seja uma boa referência para todos.
- Organização – Se organize, documente todos os seus procedimentos. Saiba identificar o que é primordial para aquele momento (Urgente e Importante. Geralmente um DBA recebe inúmeras solicitações ao mesmo tempo, você só irá conseguir atender a todas se for organizado e saber estabelecer sua fila de chamados.
- Curiosidade – Fique sempre antenado, conheça novas tecnologias, novas ferramentas que irão auxiliar o trabalho, conheça ao máximo os diferentes tipos de recursos que seu banco de dados tem a oferecer. Participe de grupos, forúns, blogs ou sites que falam sobre o banco de dados. Outra dica bem bacana é acessar o site sobre o banco de dados que está utilizando, lá você encontra muita informação importa (Por exemplo: SQL Server)