Dicas de como se portar em uma entrevista
O processo seletivo é importante para que as empresas identificam qual o profissional mais preparado e adequado para a vaga. Através do processo seletivo a empresa terá a oportunidade de conhecer as habilidades, perfil, postura e conhecimentos dos candidatos.
É comum que nos processos seletivos os candidatos fiquem nervosos, para amenizar basta se preparar.
- Conheça a empresa no qual você ira participar do processo
- Não se preocupe, se você realmente tiver o perfil para vaga, você será escolhido
- Vista-se adquadamente, sem muita extravagancia ou relaxo, recomendável um social
- Não fique nervoso, acalme-se, não se precipite
- Não interrompa quando alguem estiver falando
- Não chegue atrasado
- Não fique se elogiando, ou se gabando
- Nunca fale mal das outras empresas que você já trabalhou
- Não use gírias
- Não fale muito alto, fale em um tom modesto
- Não desvie o olhar do entrevistador
- Não verdadeiro, não enrole, seja claro, objetivo
- Seja positivo, nunca negativo
Existem vários tipos de entrevista, esteja preparado para cada uma delas
- Entrevista ativa – A mais comum, onde o entrevistador conversa com você e faz algumas perguntas.
- Observação de reações – O entrevistador fala bastante e fica observando suas reações, fqiue atento pois qualquer momento ele pode lhe fazer uma pergunta
- Entrevista passiva – Nessa você é quem fala mais, o entrevistador faz perguntas que exijam que você fale um pouco mais.
- Painel – Entrevista onde existe mais de um entrevistador
- Por telefone – Nessa o recrutador já faz a triagem pelo próprio telefone, confirmando os dados do curriculo. Evite falar de salário nesse tipo e esteja sempre disposto a negociar.
- Pela Internet – O entrevistador realiza uma entrevista através de um chat.
Principais perguntas feitas por entrevistador, estudo cada uma delas e esteja preparado
- Quais são seu objetivos a longo prazo?
- Quais são seu objetivos a curto prazo? – Objetivos imediatos
- Por que acha que devemos contratá-lo? – Fale de suas habilidades
- Você se considera um líder? – Fale de suas experiências em que foi necessário agir com liderança
- Quais são seus pontos fortes e fracos?
- Fala sobre você? – Mescle um pouco pessoal e profissional
- O que você sabe sobre essa empresa?
- O oque acha de seu antigo chefe e emprego anterior? – Nunca fale mal de empresas que você trabalhou, mesmo que você não tenha tido uma boa passagem, prefira omitir do que falar mal
- Qual o seu hobby?
- Como você atua sob pressão? – Cita prossões que já sofrer o que fez para superá-las
- Qual sua espectativa de valor para bolsa auxílio? – Leve em consideração os seus gastos com estudos, porém esteja disposto a negociar
- Você tem alguma pergunta para fazer?
Olá! Sou Fabio, criador do blog FabioBmed, um espaço onde compartilho minha paixão por marketing digital, tecnologia, empreendedorismo e, claro, os aprendizados do meu dia a dia. Aqui você encontrará um mix de conteúdos profissionais e pessoais, sempre com insights práticos, dicas úteis e histórias reais.
Com mais de 15 anos de experiência no mercado digital e fundador da FBDigital, minha missão é inspirar e ajudar pessoas e empresas a construírem uma base sólida no universo online. Seja por meio de estratégias de marketing, ferramentas tecnológicas ou reflexões sobre o cotidiano, meu objetivo é transformar desafios em oportunidades.
Além dos conteúdos voltados para negócios e tecnologia, também compartilho momentos do meu dia a dia, ideias que aprendo pelo caminho e até curiosidades que podem fazer a diferença na sua vida. Aqui, cada post reflete minha busca por conhecimento e minha vontade de conectar pessoas e histórias.
Conecte-se comigo e acompanhe tudo sobre marketing, tendências digitais, aprendizados pessoais e muito mais. Juntos, vamos explorar o melhor do mundo digital e da vida cotidiana!
- Site: www.fabiobmed.com.br
- WhatsApp: WhatsApp
- E-mail:
Publicação Criada em: fevereiro 16, 2012
Sem atualizações registradas.