Como o Internauta lê o conteúdo do seu site na Web

Loading

f_reading_pattern_eyetracking

É assim que os usuários leiam o seu conteúdo precioso. Em poucos segundos, seus olhos se movem a velocidades incríveis através de seu site.

Estudo realizado por Jacob Nielsen mostra como as pessoas visualizam os bilhões de sites na Internet.

No estudo eyetracking , foi registrado como 232 usuários olharam para milhares de páginas da web. Foi descoberto que o comportamento de leitura principal dos usuários é bastante consistente seguindo a um padrão de leitura. Este padrão de leitura dominante parece um pouco como um F e tem os seguintes três componentes:

  • A primeira leitura é feita em um movimento horizontal , geralmente em toda a parte superior da área de conteúdo. Este elemento inicial constitui barra superior do F.

 

  • Em seguida, os usuários se movem um pouco para baixo para depois ler através de um segundo movimento horizontal que normalmente cobre uma área menor do que o movimento anterior. Este elemento faz barra inferior da F.
VEJA TAMBÉM:   Funil de Automação: 10 E-mails + WhatsApp

 

  • Finalmente, os usuários visualizam a parte esquerda do conteúdo em um movimento vertical . Às vezes, isso é feito de bastante lenta e sistemática, mais parecendo como uma faixa contínua na vertical.

 

Implicações do Padrão F

Implicações do padrão F para Web design são claras e mostram a importância de seguir as diretrizes para escrever para a Web , em vez de apenas adaptar os conteúdos:

  • Os usuários não vão ler o seu texto completamenteLeitura exaustiva é rara, especialmente quando os clientes potenciais estão a realizar a sua investigação inicial para criar uma lista de fornecedores. 

 

  • Os dois primeiros parágrafos devem declarar as informações mais importantes . Há alguma esperança de que os usuários vão realmente ler este material, embora eles provavelmente vão ler mais do primeiro parágrafo que o segundo.
VEJA TAMBÉM:   1ª Dicas Adwords - Criar conta Adwords anunciante ou MCC

 

  • Comece com subtítulos, parágrafos e destaquem com palavras importantes que transmitam informação. Os usuários irão notar ao ler o lado esquerdo do seu conteúdo até o ponto do modelo F. A terceira linha é lida com muito menos frequência do que as duas primeiras palavras.

 

Como é o comportamento dos Internautas na Internet

Não buscam a melhor alternativa. As pessoas buscam um objetivo, independente do caminho. Quando a pessoa aprende um caminho que a leve a seu objetivo, vai repeti-lo as demais vezes, mesmo não sendo o caminho mais adequado. Aprender o caminho correto é mais trabalhoso (e menos divertido) que adivinhar um caminho qualquer.

Não buscam saber como as coisas funcionam. São raras as pessoas que leem o manual de algum equipamento eletrônico. Não importa saber como as coisas funcionam desde que elas possam ser utilizadas. As pessoas preferem supor como funciona um sitio, um serviço, baseado em seu saber anterior.

VEJA TAMBÉM:   Google Page Speed

Querem qualidade e credibilidade: A qualidade e credibilidade do conteúdo é o mais importante para o cidadão. Se o conteúdo está defasado, as notícias são antigas e não há um canal de contato ativo com os responsáveis a tendência é o abandono o sítio por outros similares (no caso de conteúdo) ou por meios alternativos (no caso de serviços).

Seguem a intuição: A informação é lida de forma fragmentada e até onde o indivíduo entenda que “já sabe” como o sítio funciona.

Lista de Heurísticas de Jacob Nielsen

 

Veja também “Diretrizes de usabilidade em governo eletrônicos

Deixe um comentário

Índice
Rolar para cima