O Active Directory é uma implementação de serviço de diretório no protocolo LDAP que armazena informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza essas informações a usuários e administradores desta rede. É um software da Microsoft utilizado em ambientes Windows.
O Active Directory, a exemplo do NIS, surgiu da necessidade de se ter um único diretório, ou seja, ao invés do usuário ter uma senha para acessar o sistema principal da empresa, uma senha para ler seus e-mails, uma senha para se logar no computador, e várias outras senhas, com a utilização do AD, os usuários poderão ter apenas uma senha para acessar todos os recursos disponíveis na rede. Podemos definir um diretório como sendo um banco de dados que armazena as informações dos usuários.
Se você quer ver mais sobre Active Directory http://pt.wikipedia.org/wiki/Active_Directory
É o serviço de diretórios da Microsoft utilizado para a administração dos recursos de uma rede de computadores. O Active Directory utiliza uma forma muito consistente para identificar recursos, possibilitando ao administrador nomear, descrever, localizar, acessar, gerenciar e proteger os recursos. Podemos citar alguns benefícios do AD, como integração ao DNS (serviço de resolução de nomes), escalabilidade, gerenciamento centralizado, administração delegada, dentre outros.
Terminologias do Active Directory
- Domínio
- Árvores
- Floresta
- Sites
- Objeto de Política de Grupo
- Domain Controler
- Schema
- Catálogo Global
Veja também Instalando Active Directory no Windows 2008 Server R2