Desenvolvimento de jogos para Roblox

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No Roblox é possível criar a publicar qualquer coisa com um clique para: smartphones, tablets, desktops, consoles e dispositivos de realidade virtual.


Programação
Com Roblox é realmente fácil criar um jogo, mesmo para quem não tem nenhum conhecimento de programação. Obviamente que conhecendo programação você terá mais recursos para explorar.

Aprenda a linguagem de programação LUA utilizada no desenvolvimento de jogo no Roblox Studio.

http://fabiobmed.com.br/2021/04/02/curso-de-linguagem-de-programacao-lua-para-desenvolvimento-de-jogos-e-games-roblox-studio/


Modelagem
Da mesma forma, você não precisa conhecer modelagem para criar um jogo, no Roblox Studio você tem milhares de assets livres para utilização. Com o Conhecimento em modelagem você poderá criar objetos personalizados para inserir no seu game.

Aprenda criar seus objetos e personagens através do software de criação e modelagem 3D com Blender.

http://fabiobmed.com.br/2021/04/02/cursos-modelagem-de-objetos-e-personagens-3d-com-software-de-modelagem-blender/


O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMEÇAR A DESENVOLVER UM JOGO

Todos jogo tem: Um Objetivo, Uma condição de Derrota e uma Recompensa

Antes de iniciar o desenvolvimento de qualquer game, você precisa primeiramente da IDEIA, depois que tiver ideia em mente você precisa PLANEJAR. No planejamento você parte para a construção da história, do ambiente e dos personagens. Por ultimo você vai pensar na mecânica do game: O Objetivo, a condição de Derrota e a Recompensa.

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A IDEIA

O que será o game? Sobre qual assunto? Qual o gênero do game? Aventura? Corrida? Tiro? Luta? Todas essas perguntas terão que ser respondidas. Escreva em um papel, ou no seu programa editor de texto pelo computador ou celular.

Não precisa pressa para desenvolver a ideia, essa etapa exige criatividade, geralmente as melhores ideias vem em um momentos inesperados, deixe sua mente livre. Quando vir ideias em sua mente, ESCREVA, não deixe para depois, pois você poderá esquecer.

Exemplo Ideia: Um game de tiro onde o jogador terá que derrotar um inimigo mortal.


A HISTÓRIA

A história é importante, mais não é obrigatória. A história gera o contexto, faz os jogadores se situarem no game. Com a história você terá condições de criar os personagens, o ambiente e outros objetos do jogo.

Exemplo de História: Em um futuro distante a humanidade foi atacada por um inimigo terrível e mortal, todos os seres humanos foram obrigados a se protegerem desse inimigo. Os recursos humanos básicos para a sobrevivência ficaram escassos, inclusive as armas de proteção. Para sobreviver você terá que lutar pelos recursos, somente assim você terá condições de enfrentar o inimigos, caso contrario você terá que fugir ou então morrerá.

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O AMBIENTE

Pense no ambiente do game: Cidade ou Campo? Na terra ou no espaço? Em uma campo aberto ou dentro de um prédio?

No Roblox studio você tem terrenos já pré moldados para o desenvolvimento do seu game. Esses ambientes estão divididos por categorias e em alguns casos já definem o gênero do jogo: Terrain, Village, Castle, Suburbam (Cidade), Racing, Pirate Sland, Western (Velho Oeste), Suburbam, Obby, Stating Place, Line Runner, Capture the Flag, Team, Combat, Galactic Speedway, Move It Simulator.

Exemplo de ambiente: Um futuro não muito distante, uma cidade com prédios, hospitais, e esconderijos. Uma mescla entre cidade e montanhas.


OS PERSONAGENS

Quem serão os personagens do game? Quem será o Vilão? Terá NPCs?

Exemplo de Personagens:

  • Os Players (o jogo será solo, ou seja, cada um por si);

Os Player entrarão no game, o jogo será solo, ou seja, não terá equipes, cada um por si.

  • O inimigo (o game terá vários inimigos);

No game vai nascer vários inimigos aleatórios, em lugares específicos do game.


Objetivo, Uma condição de Derrota e uma Recompensa

Todo game tem um objetivo, uma condição de derrota e uma recompensa, esses três definem a mecânica do game, ou seja, como o game vai funcionar.

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Exemplo:

Objetivo: O Player vai nascer em um lugar aleatório no mapa sem nenhum recurso. Ele terá que andar pelo mapa a procura de recursos. Ele terá que se proteger dos inimigos de duas formas: Se o player conseguiu coletar recursos ele poderá enfrentar os inimigos. Se o player não conseguiu coletar recursos e se deparou com um inimigo, então ele terá que se esconder.

Condição de derrota: Se o inimigo conseguir atingir o player, ele morrera. Se o inimigos se multiplicar em uma quantidade especifica os player perderão.

Recompensa: O Player terá que eliminar os inimigos, para cada inimigo que o player matar ele somará pontos. Esses pontos podem ser trocados por itens. O Jogador poderá também ganhar emblemas diversos.


Com todas essas informações já definidas, você poderá iniciar o desenvolvimento do game através do Roblox Studio.

Boa sorte.


VEJA O GAME QUE DESENVOLVEMOS

Utilizando os conceitos e informações acima, desenvolvemos um game.

Clique aqui para ver o resultado final.


 

Links Uteis

  • https://blog.roblox.com/
  • https://www.roblox.com/create

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