Tipos de consulta de um DNS
O cliente solicita para o servidor DNS configurado em seu protocolo TCP/IP, “Qual o endereço IP do www.microsoft.com.?”, o servidor retorna o número de endereço IP correspondente e, assim, a conexão é criada.
- Consulta interativa – esse tipo de consulta distribuída não é automática e acontece quando o seu DNS direto não é capaz de resolver um determinado nome e, assim, devolve endereços de servidores que podem resolver.
- Consulta recursiva – a consulta distribuída é automática, ocorre quando o servidor DNS direto consegue resolver o nome e devolve essa resolução ao cliente que a solicitou.
Essa consulta é iniciada pelo servidor DNS para encontrar um nome, caso ele não possa fazer a resolução usando informações de zonas locais e nem de informações contidas na cache. Nessa etapa, o servidor DNS fará consultas a outros servidores para responder à solicitação do cliente.
Tipos de respostas
- Authoritative Answer (Resposta Autoritativa) – quando é resolvido pelo servidor DNS, que é autoridade pelo domínio consultado, como o exemplo citado acima, em que o usuário está tentando acessar o “servidor.aula15.local” por meio do servidor que hospeda a zona direta “aula15.local”.
- Positive Answer (Resposta Positiva) – contém a resposta correta para um nome pesquisado.
- Referral Answer (Resposta com Referência) – não contém a resposta, mas sim uma referência de onde a resposta pode ser pesquisada. Ela será retornada para o cliente se o servidor DNS local não estiver com a recursão habilitada. Nesse caso o cliente faz a pesquisa nos servidores que estão sendo passados para ele como referência.
- Negative Answer (Resposta Negativa) – aqui se encontram duas possibilidades para uma resposta desse tipo. Primeira, o servidor reportou que o nome pesquisado não existe no Namespace. Segunda, o nome pesquisado até existe, mas o registro está incorreto.
Já consegui uma resposta para minha pergunta.
Uma resposta não autoritativa quer dizer que a requisição DNS foi respondida por um servido que não é o “proprietário” do domínio, ou seja, não e o servidor configurado como autoritativo daquele domínio. Provavelmente a resposta é do cache de algum outro servidor.