Os sete tipos de Inteligência

Denomina-se inteligências múltiplas à teoria desenvolvida a partir da década de 1980 por uma equipe de investigadores da Universidade de Harvard, liderada pelo psicólogo Howard Gardner, buscando analisar e descrever melhor o conceito de inteligência.

Gardner afirmou que o conceito de inteligência, como tradicionalmente definido em psicometria (testes de QI) não era suficiente para descrever a grande variedade de habilidades cognitivas humanas. Desse modo, a teoria afirma que uma criança que aprende a multiplicar números facilmente não é necessariamente mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais forte em outro tipo de inteligência. A criança que leva mais tempo para dominar uma multiplicação simples, (a) pode aprender melhor a multiplicar através de uma abordagem diferente; (b) pode ser excelente em um campo fora da matemática; ou (c) pode até estar a olhar e compreender o processo de multiplicação em um nível profundo. Neste último exemplo, uma compreensão mais profunda pode resultar em lentidão que parece (e pode) esconder uma inteligência matemática potencialmente maior do que a de uma criança que rapidamente memoriza a tabuada, apesar de uma compreensão menos detalhada do processo de multiplicação.

 

OS_SETE_TIPOS_DE_INTELIGENCIA

Veja abaixo os sete tipo de inteligência e os seus significados.

Inteligência Visual-Espacial

Este tipo de inteligência está relacionada com a capacidade de o indivíduo a aspectos, tais como a cor, linha, forma, espaço, e a relação entre eles. É a capacidade de uma pessoa para processar a informação em três dimensões. As pessoas com essa inteligência tendem grande facilidade em imaginar imagens, projetar-las ou desenhar-las .

Inteligência Cinética-Espacial

Capacidade de realizar atividades que requerem força, velocidade, flexibilidade, coordenação olho-mão e equilíbrio.

Inteligência Musical

Segundo Gardner, Inteligência Musical é uma habilidade na atuação, composição e apreciação de padrões musicais. Apresenta como características Sensibilidade à entonação, ao ritmo, ao timbre; Sensibilidade ao poder emocional da música; Sensibilidade à organização complexa da música; Capacidade de perceber, discriminar, transformar formas musicais.

Inteligência Lógico Matemática

É a capacidade de usar os números de forma eficaz e para raciocinar corretamente, usando o raciocínio lógico-matemático . É uma espécie de uma inteligência formal, como classificados por Howard Gardner, e é comumente manifestada quando se trabalha com conceitos abstratos ou argumentos de uma natureza complexa.

Inteligência Lingüística

É a capacidade de usar de forma eficaz as palavras para escrever ou se comunicar. Descrever a habilidade sensorial na linguagem falada e escrita, a capacidade de aprender línguas, comunicar idéias e atingir metas, utilizando as competências linguísticas.

Inteligência Inter-Pessoal

A inteligência interpessoal é a capacidade de entender e reagir corretamente em face de desejos, humores, temperamentos, idéias, valores, interesses e motivações de outras pessoas. Todo ser humano é dotado de razões e emoções, entretanto inversamente do que nos é proposto, a inteligência interpessoal propõe que sejamos emocionais (em primeiro lugar) e racionais, tomando por base a empatia e aptidões sociais que através de hábitos, atitudes e comportamentos pode tornar uma pessoa bem aceita. Esta facilidade de interação entre pessoas destaca alguns pontos como ser prestativa, comportada, tratar as pessoas com consideração, ser humilde, atenciosa, simples, bem-humorada, disposta e que sabe elogiar.

Inteligencia Intra-Pessoal

Diferentemente da inteligência Interpessoal, a inteligência intrapessoal é a capacidade do indivíduo em identificar as próprias emoções e sentimentos, orientando-se de maneira favorável para lidar com as situações e necessidades. Trata-se de uma característica que permite que a pessoa tenha domínio sobre seu comportamento e tome decisões favoráveis em sua vida. Pessoas com essa características conhecem muito bem todos os pontos que as envolvem, como quais são suas ambições, o que as motiva, o que as desanima e aonde elas querem chegar.