As Cinco vantagens do Cloud Computação em nuvem

Computação em Nuvem (Cloud)

Tendência de investimento em 2015, a computação em nuvem já é usada por 85% das empresas americanas. Um levantamento da KPMG com 539 executivos mundiais mostra as 5 principais vantagens do cloud computing. Entra elas estão a redução de custos, o acesso a tecnologias inovadoras e a alta disponibilidade.

Veja em um vídeo produzido pela IBM.

 

A tecnologia da computação em nuvem está modernizando empresas grandes e pequenas, desde o RH até os sistemas de gestão e vendas.

Nesse modelo os sistemas rodam fora das empresas e são acessados pela internet como um serviço sob demanda.

A computação em nuvem é a segunda principal tendência em investimento em TI dentro das empresas, citada por 61% dos entrevistados em um levantamento.

Nos estados unidos 85% das empresas já usam algum tipo de serviço na nuvem.

Mas o que a nuvem tem de tão atraente?

o que a computação em nuvem tem de tão atraente
Uma pesquisa da KPMG com mais de 500 executivos revelam cinco principais razões.

 

1º Redução de custos – 49% dos entrevistados

Para quase a metade dos entrevistados, a resposta é a redução de custos. Primeiro porque as empresas deixam de ter que comprar programas, instala-los e pagar licenças, já que os softwares na nuvem são oferecidos com o serviços.

 

2º Otimização de Processamento – 42% dos entrevistados

Com o compartilhamento da capacidade do processamento diminui o desperdício causado por máquinas ociosas dentro da empresa.

Assim como o sistema de email, os outros programas como gestão e vendas podem ser acessados de qualquer lugar por qualquer dispositivo móvel. Isto aumentou a produtividade dos colaboradores dentro das empresas.

 

3º Aprofundamento do Relacionamento com o Cliente – 37% dos entrevistados

A arquitetura desses programas facilita a integração com as redes sociais, é possível monitorar níveis de satisfação, o que é falado no Facebook, além de ajudar em campanhas de engajamento.

 

4º Data Analytics – Analise de Dados em Volume – 35% do entrevistados

A Analise de Dados em Volume permite as empresas interpretarem os números com mais facilidade melhorando a tomada de decisões, e oferecerem insights mais precisos sobre o futuro.

 

5º Acesso a tecnologias inovadoras

Facilidade na atualização
As atualizações de sistemas são automáticas, sem que o cliente precise se preocupar com isso.

Segurança de dados
Na área de Segurança de dados, por exemplo, acompanhar o ritmo da evolução tecnológica é especialmente importante para garantir a proteção contra invasores e vazamentos.

 

Esses cinco motivos nos ajudam a entender porque a nuvem se espalhou rapidamente nos países desenvolvidos.

Se o Brasil ainda está atrasado em relação aos países desenvolvidos, deve apenas uma questão de tempo para que a nuvem se espalhe por aqui também.
Fonte: Exame