Como montar uma Loja Virtual

Como montar uma Loja Virtual

Se você está pensando em “Como montar uma Loja Virtual” provavelmente é por que:

  • Já sabe o que é E-Commerce;
  • Já entende um pouco de Marketing;
  • Já decidiu o ira vender, ou seja já tem o produto, ou os produtos definido;
  • Já sabe qual será o seu publico alvo;

Caso contrário, recomendo a leitura de alguns post que irá lhe ajudar muito nessa nova empreitada.

Agora que você já sabe tudo isso, vamos dar algumas dicas sobre como montar sua loja virtual.

 

Planejando sua loja virtual

A criação de uma loja virtual hoje em dia já não é uma novidade e sim um fato comum na disputa por uma fatia de mercado. Mas implantar uma loja virtual não é a garantia de rentabilidade, muito menos de valorização de determinada marca ou produto. Para que uma loja virtual dê certo é necessário que se defina exatamente qual o objetivo do negócio, os valores, o publico alvo, conhecimento do mercado como um todo (concorrência, preços, qualidade do que é oferecido atualmente).

Outra questão importante é a infra-estrutura, não basta apenas escolher os produtos que serão vendidos, ter um bom sistema de E-commerce e pronto. Para que uma loja virtual tenha sucesso, você precisa também pensar em Infra-estrutura no que se diz respeito a escritório que será um ponto físico da empresa, atendimento de primeira qualidade e uma boa logística. Enfim, não vamos entrar nesses assuntos agora, pois esse post irá se focar mais na questão na loja virtual em si.

Público alvo

Para que uma loja virtual tenha sucesso é importante que se defina o público alvo. Esse será a principal referência para o conteúdo que a loja virtual irá conter, ele pode ser definido por segmentos (indústria, comércio, serviços, instituições públicas etc.), por grandes áreas (educação, medicina, engenharia, economia), faixa etária (público jovem, terceira idade, adulto), preferências (colecionadores, aficionados do esporte, amantes da culinária), e assim por diante.

Conteúdo da Loja Virtual

A organização do conteúdo é fundamental para que seus clientes tenham uma boa experiência de navegação em sua loja, é o que chamamos de usabilidade. Para isso, planeje cuidadosamente o conteúdo da sua loja, como, por exemplo, a árvore de departamentos e seções, a parte de atendimento ao cliente e outras informações que devem estar disponíveis em seu comércio eletrônico.

Sistema de E-Commerce

Sistema de E-Commerce é uma parte muito importante do planejamento, você precisa escolher muito bem qual sistema irá trabalhar.

Existem três formas de se conseguir um sistema de E-Commerce:

1º Montar um sistema do Zero

É a forma mais cara para ter um sistema de E-Commerce, recomendo esse sistema caso você irá trabalhar com um produtos muito específicos ou caso você tenha muita grana para investir em um bom sistema de E-Commerce.

2º Montar um sistema com Plataformas OpenSource

Existem muitos sistemas de E-Commerce OpenSource que já vem praticamente prontos, e nesse caso geralmente o trabalho será o de Personalizar o Layout da Loja, inserir e configurar as formas de pagamento e frete, e fazer alguns ajustes específico.

Uma pessoa com conhecimento avançados em Internet consegue montar uma loja virtual completa usando um sistema OpenSource, mas o melhor mesmo é contratar um especialista para esse trabalho, pois a loja irá ficar agradável e profissional.

Alguns sistemas de OpenSource de E-commerce:

  • OpenCart – Sistema que uso atualmente para os meus projetos de E-commerce.
  • Magento
  • PrestaShop
  • ZenCart
  • OSCommerce

Para saber mais sobre sistemas OpenSource acesse: Qual melhor sistema de Loja Virtual E-Commerce

3º Sistemas alugados (Prontos)

Essa é a forma mais fácil para se montar uma loja virtual, geralmente esses sistemas já oferecem formas de pagamento e frete pré-configuradas, layout praticamente prontos. Porém usar um sistema alugados tem suas desvantagens, vou citar apenas um exemplo: Você não pode mexer no código fonte, ou seja, se você quiser fazer algum ajuste personalizado a nível de função, por mais simples que seja, você não pode, ou seja, é o que eles oferecem e pronto.

 

Domínio e hospedagem

Questão muito importante é o domínio e hospedagem

Domínio: Procure nomes de fácil memorização, não muito longos, de preferência .com.br (afinal, você está no Brasil), e que não se confundam com nomes já existentes ( não tente pegar onda com os grandes, geralmente isso não soa muito bem).

Hospedagem: Fuja de hospedagens muito baratas, pois o barato pode sair caro. Hospedagens baratas geralmente tem muitos sites compartilhados em um mesmo servidor (pois é barato) e isso pode causar muita lentidão em sua loja virtual, ou até sair do ar. Imagine quantos milhares de reais a Americanas perde se a loja deles ficar apenas um minuto fora do ar?

Essas são apenas algumas dicas para quem está começando com E-Commerce, espero poder ter ajudado.

Se tiver alguma dúvida é só publicar um comentário que estarei respondendo.

Boa sorte!