Tipos de RAID (Redundant Array of Independent Disks)

Tipos de RAID (Redundant Array of Independent Disks)

RAID é um Conjunto Redundante de Discos que possibilita a criação de um sub-sistema de armazenamento composto por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança e desempenho.

A tecnologia RAID funciona de várias “maneiras”, ou seja, de acordo com o agrupamento dos discos que fazem parte da sua estrutura. Tais “maneiras” como os discos são agrupados são conhecidas como “níveis de RAID”.

RAID 0 – Ou Strip Set.

raid 0
raid 0

Nesse nível é criada uma extensão de disco, ou seja, une 2 discos de 1Gb cada, criando uma unidade com 2Gb.

Esse tipo de RAID não é tolerante a falhas, ou seja, caso um dos discos seja perdido, todos os dados serão comprometidos.

RAID 1 – Mirror ou Espelhamento

raid 1
raid 1

Nesse tipo de RAID são necessários 2 discos.

Todos os dados que são gravados em um disco, é também gravado no segundo disco. Esse nível é tolerante a falhas, ou seja, se perder um dos discos, os dados não serão comprometidos.

RAID 5 – Strip Set com Paridade

raid5
raid5

Nesse tipo de RAID são necessários três discos rígidos, formando um volume total de 2Gb.

Os dados de um arquivo são distribuídas ao longo de todos os discos do array (dos discos que formam o RAID 5). Em cada disco também são gravadas as informações da paridade. Esse nível é tolerante a falhas, e caso um dos discos se perca os dados não serão comprometidos.

RAID 10

raid10
raid10

O RAID 1+0, ou 10, exige ao menos 4 discos rígidos. Cada par será espelhado, garantindo redundância, e os pares serão distribuídos, melhorando desempenho.

RAID 50

RAID_50
RAID_50

É um arranjo híbrido que usa as técnicas de RAID com paridade em conjunção com a segmentação de dados. Um arranjo RAID-50 é essencialmente um arranjo com as informações segmentadas através de dois ou mais arranjos. Veja o esquema representativo abaixo:

Vantagens:

  • alta taxa de transferência;
  • ótimo para uso em servidores.

Desvantagens:

  • alto custo de implementação e expansão de memória.

 Um vídeo explicando como funciona o RAID

Se desejar ver mais informações sobre RAID, acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID