Problemas com Upload de Arquivos no OpenCart

Através do OpenCart você também pode vender produtos para Download, como apostilas, músicas, eBooks ou qualquer outro produto digital.

Para cadastrar produtos para download no OpenCart não é uma tarefa dificil.

  1. Primeiramente você faz Upload do Arquivo para Download: ADMIN > Catálogo > Downloads > Inserir
  2. Depois que cadastrar o Download, você precisa criar o produto e vincular um download a ele: ADMIN > Catálogo > Produtos > Inserir. Para ligar o Download ao produto, dentro da tela de cadastro do Produto  Ligações > Downloads

O problema é que nem sempre você consegue fazer upload dos arquivos. Pode ser que ao tentar fazer o upload você se depare com alguns erros e impedimentos do tipo:

  • Invalid File Type!
  • Unable the Upload!
  • Upload Required!
  • Atenção: O Upload é Obrigatório!
  • Atenção: O tipo de arquivo não é válido!

Se você esta passando por alguns desses tipos de problemas, segue as possíveis soluções:

VERIFICAR TIPO DO ARQUIVO

1- Verificar Extensões de Arquivos Permitidas

Primeira questão a ser verificada é se o tipo de arquivo (extensão) está permitida para upload. Veja essa configuração em ADMIN > Sistema > Configurações > Selecione a loja e Editar > Guia Servidor > Extensões de Arquivos Permitidas. Verifique se a extensão do arquivo que você esta tentando subir encontra-se na lista, caso não esteja, insira a extensão no campo abaixo da ultima linha.

2- Verificar o Mime Types de arquivo permitidos

Segunda questão a ser verificada é o Mime Types de arquivo permitidos. Veja essa configuração em ADMIN > Sistema > Configurações > Selecione a loja e Editar > Guia Servidor > Mime Types de arquivo permitidos. Verifique se o tipo do arquivo que você esta tentando subir encontra-se na lista, caso não esteja, insira o tipo no campo abaixo da ultima linha.

3- Verificar o limite de upload no php.ini

Veja nas configurações do PHP, ou peça para a empresa que hospeda sua loja veja o limite de Upload no php.ini. Campos a ser verificado: upload_max_filesize, post_max_size. Veja também se o mod_security está com on.

4- Se nada disso funcionar, eis mais uma solução.

Caso nenhuma das soluções funcione, teremos que subir os arquivos diretamente via FTP. Veja como:

EASY UPLOAD

  1. Crie uma conexão FTP (utilize o filezilla) para a pasta download que está na raiz da instalação do seu OpenCart
  2. Agora suba os arquivos diretamente via FTP para pasta download. Calma, o Download ainda não irá aparecer na lista, pois para isso precisa de mais alguns passos abaixo.
  3. Assim que subir todos os arquivos, você precisa sincroniza-los, ou seja, dizer ao banco de dados que existem arquivos naquela pasta. Para isso baixe o arquivo Easyuploadsuba o arquivo easy_upload.xml para a pasta xml do seu vQmod (veja como instalar vQmod).
  4. Após a Instalação do Easyupload no admin do seu OpenCart, vá até Catalogo > Downloads e clique na opção Synchronize do EASY UPLOAD que foi instalado.

Pronto, seus downloads agora estão disponíveis.

Espero ter ajudado.