Feriados Comerciais

compras_
compras_

No Brasil são comemorados alguns feriados comerciais ao longo do ano que impulsionam o comércio, principalmente no setor de vestuários e eletroeletrônicos. Esse feriados são utilizados por muitas agências como base para várias campanhas publicitárias. Abaixo os principais feriados no Brasil.

Natal – 25 de Dezembro

O Natal é comemorado aqui no Brasil no dia 25 de Dezembro, e nessa data se comemora o nascimento de Jesus. Porém essa data é a principal data comercial, onde as vendas tem um aumento significativo com índices de crescimento de até 40% nas vendas em relação ao mês anterior (Novembro). Muito provável que esse crescimento em vendas se da ao fato de que os Brasileiros nessa data estão com os bolsos cheios com o salário extra que é o 13º salario. Veja uma matéria completa sobre as vendas no natal.

Como surgiu: O nascimento de Jesus só foi oficializado no dia 25 de dezembro no século 4. Antes, essa data era a comemoração do deus persa Mitra luz. Para aproveitar a festividade que já existia, a igreja trocou uma comemoração por outra

Dia das Mães – Segundo domingo do mês de Maio

Essa data esta em segundo lugar como o feriado que apresenta maiores índices de crescimento em vendas. O Dia das Mães aqui no Brasil é comemorado todo segundo Domingo do mês de Maio. Nessa data geralmente os produtos que mais vendem são Eletrodomésticos, Bijuterias, Roupas e Celulares.

Como surgiu: Surgiu como uma homenagem a uma mãe americana. No Brasil, começou a ser comemorado no segundo domingo de maio a partir de 1918 e se “comercializou” a partir de 1949

Dia dos Pais – Todo segundo Domingo de Agosto

Para não ficar para trás, também foi criado o Dia dos Pais. O Dia dos Pais é comemorado aqui no Brasil todo segundo Domingo de Agosto (em outros países como EUA é comemorado todo terceiro domingo de Julho), e nessa data as vendas também apresentam crescimento com índices de 8% em relação ao mês anterior (Julho). Esse crescimento em vendas é impulsionado principalmente pelas vendas de Vestuários e Eletroeletrônicos.

Como surgiu: Começou nos Estados Unidos em 1910, como homenagem a um pai que criou seis filhos sozinho. Lá, o feriado é em junho. No Brasil, a ideia de fazer um feriado para os pais foi do publicitário carioca Sylvio Bhering, em 1953

Dia das Crianças – Dia 12 de Outubro

Outra data comemorativa que impulsionam as vendas. No Brasil, o Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de Outubro. No geral os índices de crescimento em vendas chegam a 8% em relação ao mês anterior, mas nas lojas de brinquedos esse índice é incrivelmente maior, perdendo apenas para o natal.

Como surgiu: Criada no Brasil por uma lei de 1924, a data ficou mais comercial nos anos 60, quando um diretor da fábrica de brinquedos Estrela criou uma promoção para incentivar a venda de uma boneca chamada Bebê Robusto. A ideia deu certo e a comemoração emplacou.

Dia dos Namorados – Dia 12 de Junho

No Brasil o Dia dos Namorados é comemorado dia 12 de Junho. Nessa data os principais itens de procura são roupas, calçados, acessórios, perfumaria e cosméticos. Os índices de aumento em vendas podem chegar em até 12%, veja.

Como surgiu: Fora do Brasil, é comemorado no dia de São Valentino, que teria sido um padre romano que era contra uma lei de celibato. Aqui, a ideia foi do publicitário João Dória (é o pai do apresentador de TV  João Dória Jr), que lançou uma campanha em junho de 1949 com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”