Como proteger meu site contra cópias

Como proteger seu site contra cópias
Como proteger seu site contra cópias

Para entender esse assunto vou dividir as paginas em duas categorias: Dinâmicas e Estáticas

  • Páginas Dinâmicas: Sites que usam algum tipo de linguagem dinâmica como PHP, .NET entre outras.
  • Páginas Estáticas: Paginas que são feitas apenas utilizando HTML e CSS.

Páginas Estáticas

São construídas utilizando somente a linguagem HTML (com CSS ou Java Script). Essas páginas ficam armazenadas no servidor e quando um internauta chama a página um solicitação é feita ao servidor onde está hospedada a página e o mesmo entrega a página possibilitando o seu browser ler o html, css, os textos e as imagens apresentando o conteúdo ao internauta.

Bloquear paginas estáticas impedindo que elas sejam copiadas não é possível pois qualquer programador mais experiente consegue copiar o conteúdo da página, o pode ser feito é dificultar que a página seja copiada, inserindo alguns comandos na página, como por exemplo: desabilitar o botão direito do mouse.

Se você desejar baixe o programa HTML Guard, este programa tem a missão de proteger seu site contra cópias não-autorizadas. Ele criptografa o código HTML, desabilita o botão direito do mouse e a seleção de texto e não permite impressão da página por meio do browser. A visualização do site não é alterada e você tem seu código protegido contra bisbilhoteiros.

Baixar HTML Guard

Veja alguns Sites com códigos que permitem dificultar a cópia do seu site.

Páginas dinâmicas

Páginas Dinâmicas com código em PHP por exemplo funcionam da seguinte forma: O programador monta o site em PHP, as arquivos PHP do site são publicados no servidor. Quando um internauta solicita a página, o servidor processa o PHP e entrega o código já processado em HTML, Isso acontece porque o PHP é processado no servidor e não no Browser da máquina do internauta. Nesse caso os arquivo em PHP (codigo fonte) praticamente não podem ser copiados (a não ser que o bisbilhoreito tenha sua senha de FTP ..rsrs) porém o resultado final (que é o resultado do código PHP processado) pode ser copiado, nesse caso utilize as proteções mostradas acima em Páginas Estáticas.

Mesmo assim, caso você queira proteger seus arquivos PHP utilize o PHTML Encoder, ou seja, mesmo que alguém consiga acessar seu código, terá a difícil tarefa de decodificá-lo.

PHTML Encoder permite que você codifique seus scripts antes de distribuí-los. A conversão pode ser realizada por linha de comando ou por intermédio de uma interface gráfica, e ainda é possível utilizar coringas para converter todos os seus projetos facilmente.