Como habilitar usuários para Banco de dados Oracle 11g

Olá pessoal. Vou mostrar aqui como habilitar usuário para usar o Banco de Dados no Oracle 11g. Vamos considerar que você já tenha realizado a instalação completa do Oracle 11g. Nas documentações do Oracle 11G eles utilizam um usuário para exemplos, esse usuário geralmente é o HR. Vamos ver aqui como habilitar o usuário HR para usar o Banco de dados Oracle 11g (SQL Plus e SQL Developer).

Vá em menu Iniciar > Todos os Programas > Oracle > Database Control – orcl.

Caso dê uma mensagem de erro do tipo “Esta página da web não está disponível”, veja como resolver esse problema em Ao iniciar “Database Control – orcl” retorna “Esta página da web não está disponível”

Ira pedir o usuário e senha

  • User Name: sys
  • Password: a senha padrão que você definiu na instalação do BD Oracle
  • Connect As: SYSDBA

Dentro do Painel de Administração do SGBD Oracle via Web Browser, procure pela opção Servidor > Usuários (Server > Users).

Nessa tela uma lista de usuário do Banco de Dados Oracle, quase todos desabilitados. Procure pelo usuário HR e clique em Editar (Edit)

Nessa tela, defina uma senha, marque a opção Desbloquear (Unlocked) e Aplicar (Aplly).

Para verificar se o usuário está habilitado, abra o SQL Plus e digite o usuário HR e a Senha.

OBS: Note que quando você digita a senha, os caracteres parace que não estão sendo inseridos, mas estão sim, é que o SQL Plus não printa na tela o que você digita.