Como Instalar SQL Server 2008 R2 Developer (x86, x64, ia64)

Como Instalar SQL Server 2008 R2 Developer (x86, x64, ia64)
Como Instalar SQL Server 2008 R2 Developer (x86, x64, ia64)

Olá pessoal, atualmente estou trabalhando mais ativamente com SQL Server, especificamente 2005 e 2008, e estarei iniciando aqui uma série de post sobre SQL Server.

O MS SQL Server é um SGBD – sistema gerenciador de Banco de dados relacional desenvolvido pela Microsoft. Foi criado em parceria com a Sybase em 1988 inicialmente para a plataforma OS/2. Esta parceria durou até 1994, com o lançamento da versão para Windows NT e desde então a Microsoft mantém a manutenção do produto. Como um Banco de dados, é um produto de software cuja principal função é a de armazenar e recuperar dados solicitados por outras aplicações de software, seja aqueles no mesmo computador ou aqueles em execução em outro computador através de uma rede (incluindo a Internet). Há pelo menos uma dúzia de diferentes edições do Microsoft SQL Server destinadas a públicos diferentes e para diferentes cargas de trabalho (variando de pequenas aplicações que armazenam e recuperam dados no mesmo computador, a milhões de usuários e computadores que acessam grandes quantidades de dados a partir da Internet ao mesmo tempo). Suas linguagens de consulta primárias são T-SQL e ANSI SQL.

Como Instalar SQL Server

Vou explicar aqui como instalar o SQL Server 2008 R2 Developer (x86, x64, ia64) no Windows Server 2008.

Baixando o SQL

Você pode baixar o SQL Server 2008 Express que está disponível no link http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=1695, essa versão é gratuita.

Você também irá precisar do “Microsoft® SQL Server® 2008 Management Studio Express” http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=7593

Instalando SQL Server 2008

Abaixo o vídeo do mroddolfo explicando como instalar o SQL Server

 

Alguns problemas na instalação

No meu caso tive um problema com o firewall do Windows “Windows Firewall”. Provavelmente será necessário Configurar o Firewall do Windows para permitir acesso ao SQL Server. Se você se deparar com o mesmo problema, clique aqui para ver “Como liberar o Firewall do Windows para permitir acesso ao SQL Server“.