As quatro funções gerenciais de um projeto

funções gerenciais projetos
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planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais os objetivos que devem ser atendidos.

organização é o agrupamento dos recursos necessários para atingir os objetivos de uma tarefa e a atribuição de cada atividade às pessoas que irão realizá-las. Quando citamos recursos, devemos pensar em recursos materiais, humanos, financeiros e de informação.

A função direção se preocupa com que as operações sejam executadas e os objetivos atingidos. Para dirigir subordinados, o administrador deve motivar, comunicar e liderar.

O processo de controle atua no sentido de ajustar as operações a determinados padrões previamente estabelecidos no planejamento. O controle serve para a correção de rumos das tarefas e operações quando estas “saem fora” do que foi estabelecido inicialmente.

Por que precisamos de projetos?

  • Os principais fatores que demandam projetos nas organizações são:
  • novos produtos
  • melhorias em produtos existentes
  • melhorias internas
  • mudanças organizacionais
  • gestão estratégica da empresa
  • compartilhamento de recursos escassos.

Por que os projetos dão errado?

Vejamos alguns pontos que podem impedir o sucesso de um projeto:

  • Definições errôneas.
  • Objetivos vagos.
  • Subestimação (tempo, recursos, custos).
  • Restrição sem definição.
  • Falta de capacitação das pessoas.
  • Complexidade.
  • Falta de comunicação/ atritos.
  • Interesses divergentes.
  • A “invisibilidade” do produto.
  • Excesso de falhas.
  • Mudança de prioridade.

Briefing

  • Identificação das necessidades do cliente (requisitos).
  • Estabelecimento de objetivos claros e alcançáveis.
  • Adaptação às diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas (stakeholders) à medida que o projeto é planejado e realizado.
  • Balanceamento das restrições ou demandas conflitantes do projeto.

Escopo

  • Escopo do produto (o que): características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado.
  • Escopo do Projeto (como): todo o trabalho que deve ser realizado para entregar o produto, serviço ou resultado como foi especificado.
  • Tempo (cronograma).
  • Custo (orçamento).
  • Qualidade.
  • Recursos humanos, materiais e financeiros.
  • Riscos.