Introdução Linguagem de Programação Visual Basic

visual basic
visual basic

O Visual Basic é uma linguagem de programação produzida pela empresa Microsoft, e é parte integrante do pacote Microsoft Visual Studio.

O Visual Basic é uma linguagem dirigida por eventos, e possui também um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE — Integrated Development Environment) totalmente gráfico, facilitando enormemente a construção da interface das aplicações (GUI — Graphical User Interface).

Ao decorrer do tempo a linguagem que não era ligada a banco de dados, adotou tecnologias como DAO, RDO, e ADO, também da Microsoft, permitindo acesso a bases de dados.

Visual Basic .NET é a nova versão do Visual Basic, que é parte integrante da plataforma Microsoft .NET, essa linguagem usa o paradigma de Orientação a Objeto e você encontrará muita semelhança com o Java.

O que é a tecnologia .NET Frameworks

É uma plataforma criada pela Microsoft, voltada para o desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações. Todo e qualquer código gerado para .NET pode ser executado em qualquer dispositivo que possua um framework de tal plataforma (veja mais sobre .NET Frameworks).

Entendendo a estrutura da linguagem do Visual Basic

A Estrutura da Linguagem Visual Basic contém módulos, procedimentos e as linhas de código.

O idioma que você escreve e fala tem uma estrutura: Por exemplo, um livro tem capítulos com parágrafos que contêm frases consistindo de palavras. Programas escritos em Visual Basic também têm uma estrutura: módulos são como capítulos, procedimentos são como parágrafos e linhas de código são como frases.

Os elementos de programação do Visual Basic incluem instruções, declarações, métodos, operadores e palavras-chave.

Criando Variáveis no Visual Basic

No Visual Basic as variáveis são criadas da seguinte forma:

  • Dim nome_variável as tipo_variável

O DIM declara e aloca espaço de armazenamento para uma ou mais variáveis.

Estruturas de Decisão IF em Visual Basic

Estrutura de decisão nada mais é do que um bloco de código, em que você terá uma pergunta que te retornará duas respostas: uma verdadeira e uma falsa. No Visual Basic ele possui a seguinte sintaxe:

If (condição) Then
   Resposta Verdadeira
Else
   Resposta Falsa
End If
  • If = Teste da condição
  • Then = Então
  • Else = Senão
  • End If = Fim da condição

Veja mais sobre Estruturas de Decisão IF no Visual Basic