Multiplicação de Números Negativos

numeros negativos 04
numeros negativos 04

A multiplicação de números negativos, na maioria das vezes, fica decorada através de regrinhas que os alunos não conseguem entender. Vamos aqui apresentar algumas formas significativas de abordagem do tema:

1) A partir das propriedades das igualdades e do conhecimento da multiplicação de números de sinais contrários:

a) Multiplicações do tipo -5 x 3 ou 4 x -6 são facilmente entendidas como uma soma de quantidades negativas. O primeiro exemplo pode ser observado como (-5) + (-5) + (-5), que o aluno já sabe ser igual a -15. O segundo exemplo pode ser observado como (-6) + (-6) + (-6) +(-6), que ele também sabe ser igual a -24.

Após o desenvolvimento de exemplos como os mostrados acima, nossos alunos já podem inferir que o produto de um número positivo por um número negativo será sempre um número negativo.

b) A partir do conhecimento do caso anterior, podemos formar alguma seqüência de operações que acabe gerando o produto de duas quantidades negativas, como vamos mostrar no exemplo abaixo:

  • (-4) x 4 = – 16
  • (-4) x 3 = -12
  • (-4) x 2 = – 8
  • (-4) x 1 = – 4
  • (-4) x 0 = 0
  • (-4) x (-1) = +4

Verifique que, na seqüência formada, o primeiro fator permaneceu constante (- 4), enquanto que o segundo fator foi sempre decrescendo uma unidade (4, 3, 2, 1, 0, – 1, …).

Acreditamos que uma seqüência desse tipo possa induzir que o produto de quantidades negativas seja um número positivo.

numeros negativos 01
numeros negativos 01
numeros negativos 02
numeros negativos 02
numeros negativos 03
numeros negativos 03

Fonte: http://www.magiadamatematica.com/uerj/licenciatura/negativos.pps