Meios de transmissão da dados

satelite-3d
satelite-3d

Os meios de transmissão de dados são utilizados para transmitir os dados entre um transmissor e receptor. Vamos conhecer alguns deles:

Com fio / Rede / Cabos

Par trançado

Esse tipo de cabo é largamento utilizado para transmissão de dados entre computadores. O par trançado é um cabo geralmente azul, com 08 fios, e os fios são trançados de dois em dois. Assim que as ondas passam pelos fios, cria-se um campo eletromagnético em torno deles criando assim uma interferência, para resolver esse problema os partes são trançado, pois trançando um par de fios, o campo de um fio anula o do outro.

Para que o cabo funcione, é clipado em ambas as pontas um conector chamado RJ-45, com esse conector é possível conectar o par trançado no receptor e transmissor.

Uma grande desvantagem desse fio é o limite de transmissão de dados, que é de 100M.

O par trançado é o meio de transmissão mais barato e econômico dos meios com fio.

Cabo Coaxial

O cabo coaxial geralmente é utilizado para transmissão de sinais digitais e analógicos. O cabo coaxial tem um fio de cobre internamente, esse fio é coberto por um isolante, por cima tem um outro isolante e por fim tem a capa do fio.

Sem Fio / Conhecidas com wireless

Ondas de Rádio

São ondas de baixa e alta frequencia. Essas ondas tem a capacidade de atravessas paredes de prédios e são capazes de percorrerem altas distâncias.

As ondas de rádio são onidirecionais, ou seja, vão para todos os lados e tanto o transmissor quanto o receptor não precisam estar alinhados entre si.

Os sinais de ondas de rádios podem ser retidos pela chuva ou pela água.

Micro-Ondas

São ondas de 100Mhz e fáceis de ser captadas. O transmissor e receptor precisar estar alinhados para que funcione com precisão. São capazes de funcionar a velocidade de 10Ghz.

Ondas Infravermelhas

São ondas curtas utilizada em larga escala. Não atravessas objetos sólidos, em contrapartida não interferem em outros aparelhos.

Satélites

São grandes repetidores de micro-ondas. Grande vantagem dos satélites é a capacidade de atingir regiões remotas, porém tem um custo muito alto.