Grupos de Padronizações e Padrões internacionais de redes

rede de computadores
rede de computadores

Padrões jure

São aprovados por uma organizaçã’o de padronização formal e credenciada.

Padrões de facto

Surgiram sem um planejamento formal de uma organização de padronização. Eles são desenvolvidos por meio da aceitação pela indústria do padrão de um fabricante específico que é tornado público.

Padrões de Proprietário

São aqueles desenvolvidos à maneira específica de um fabricante.

Padrões de consórcios

Resultam de um processo de planejamento formal. Os padrões surgem de um grupo de fabricantes que formam um consórcio com um objetivo comum.

Grupos de Padronizações

ITU – Um orgão das Nações Unidas que tem como missão criar regras de padronizções internacionais:

  • ITU-R: Radiocomunicação
  • ITU-T: Telecomunicações
  • ITU-D: Desenvolvimento

ISO(Membro da ITU-T): International Standards Organization ou Organização Internacional para Padronização. Orgão responsável por publicar padronizações internacionais, que tem como membros os organizações internacionais de padronização, entre elsas a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 IEEE – Institute of Electrical ad Electronics Engineers ou Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos. Instituição responsável por criar padrões nas áreas de engenharia elétrica e de informática.

ANSI – AMerican National Standards Institute ou Instituto Nacional Americano de Padronização. Orgão responsável por criar padrões industriais na área de Comunicação de dados digitais.