Técnicas de contra-baixo

Pizzicato

É a forma tradicional de tocar o baixo, com os dedos indicadore e médio. Existem alguns baixistas q sentem a necessidade de tocar com mais dedos, que é a Tree-Fingers-Techique, q é um pizzicato realizado com o auxilio do dedo anelar, e pode até contar com mais dedos para sua execução.

Slap

(a q eu mais curto) – Consiste em tirar sons mais percussivos do baixo, utilizando basicamente como ferramentas o Thumb (batida com o dedão) e o Pluck (puxada com os dedos indicador, médio e demais)

Tapping

É a técnica de Two-Hands, onde as notas são executadas através de hammer-on e pull-offs com as duas mãos tocando diretamente sobre a casa que vc quiser realizar a nota. Para saber mais sobre esta técnica, pergunte ao nosso amigo aqui do fórum, o Two-Hands-Master nukebass… hehehe

Harmônicos

Esta técnica consiste em realizar melodias apenas utilizando os Harmônicos Naturais (com as cordas soltas) ou Artificiais (onde é calculada a região para realizar tal nota) -Ref. Portrait of Tracy do Jaco Pastorius

Fretless

É o baixo sem trastes, onde é necessário uma outra técnica pra execução e exige mais feeling do músico. Curto pra caramba o baixo fretless.