Comutação – Ligação de redes e transmissão de dados

Sistemas de Comutação
Sistemas de Comutação

Redes Ponto a Ponto

Nesse tipo de rede uma mensagem é transmitidada entre um ponto X e um ponto Y, ou seja, se é preciso transmitir um dado entre o coputador 1 ap computador 5 será necessário primeiramente o dado passar pelos computadores 2,3 e 4, ex:

Fonte CPU 1 › CPU 2 › CPU 3 › CPU 4 › CPU 5 › Receptor

Redes multiponto

Nesse tipo de rede os computadores compatilham um único canal de comunicação, e quando é enviando um mensagem de um ponto X essa mensagem é recebida por todos os outros pontos.

Conexão Dedicadas

Em conexões dedicadas os computadores ficam ligados sem interrupções.

Conexões Comutadas

Em conexões comutadas as conexões são mantidas apenas quando há uma transmissão de dados

Existem três tipos transmissão em Conexões Comutadas

Comutação por circuitos

Quando você ou seu computador efetuam uma chamada telefônica, o equipamento de comutação do sistema telefônico procura um caminho físico desde o seu telefone até o telefone do receptor. Essa técnica é chamada de comutação de circuitos. A comunicação via comutação de circuitos envolve três fases: Estabelecimento do circuito; Transferência de informação; Desconexão do circuito.

Comutação por mensagem

Quando o computador quer transmitir, ele adiciona um endereço de destino e envia a mensagem. Essa mensagem será transmitida pela rede ponto a ponto. Em cada ponto, a mensagem inteira é recebida e o próximo caminho da rota é determinado com base no endereço de destino.

Comutação por pacote

A principal diferença está no tamanho da mensagem. Mensagens muito grandes são quebradas em pacotes menores. O pacote tem um limite de tamanho.

Os dados que queremos transformar em informação são processados de três maneiras.

Batch – processamento realizado em lotes;

Online – processamento atualizado: as informações são processadas no momento em que elas são registradas ou solicitadas.

Realtime – processamento imediato: transações online cujo processamento interfere imediatamente numa ação subsequente.