Dicas de como se portar em uma entrevista

O processo seletivo é importante para que as empresas identificam qual o profissional mais preparado e adequado para a vaga. Através do processo seletivo a empresa terá a oportunidade de conhecer as habilidades, perfil, postura e conhecimentos dos candidatos.

É comum que nos processos seletivos os candidatos fiquem nervosos, para amenizar basta se preparar.

  • Conheça a empresa no qual você ira participar do processo
  • Não se preocupe, se você realmente tiver o perfil para vaga, você será escolhido
  • Vista-se adquadamente, sem muita extravagancia ou relaxo, recomendável um social
  • Não fique nervoso, acalme-se, não se precipite
  • Não interrompa quando alguem estiver falando
  • Não chegue atrasado
  • Não fique se elogiando, ou se gabando
  • Nunca fale mal das outras empresas que você já trabalhou
  • Não use gírias
  • Não fale muito alto, fale em um tom modesto
  • Não desvie o olhar do entrevistador
  • Não verdadeiro, não enrole, seja claro, objetivo
  • Seja positivo, nunca negativo

Existem vários tipos de entrevista, esteja preparado para cada uma delas

  • Entrevista ativa – A mais comum, onde o entrevistador conversa com você e faz algumas perguntas.
  • Observação de reações – O entrevistador fala bastante e fica observando suas reações, fqiue atento pois qualquer momento ele pode lhe fazer uma pergunta
  • Entrevista passiva – Nessa você é quem fala mais, o entrevistador faz perguntas que exijam que você fale um pouco mais.
  • Painel – Entrevista onde existe mais de um entrevistador
  • Por telefone – Nessa o recrutador já faz a triagem pelo próprio telefone, confirmando os dados do curriculo. Evite falar de salário nesse tipo e esteja sempre disposto a negociar.
  • Pela Internet – O entrevistador realiza uma entrevista através de um chat.

Principais perguntas feitas por entrevistador, estudo cada uma delas e esteja preparado

  • Quais são seu objetivos a longo prazo?
  • Quais são seu objetivos a curto prazo? – Objetivos imediatos
  • Por que acha que devemos contratá-lo? – Fale de suas habilidades
  • Você se considera um líder? – Fale de suas experiências em que foi necessário agir com liderança
  • Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Fala sobre você? – Mescle um pouco pessoal e profissional
  • O que você sabe sobre essa empresa?
  • O oque acha de seu antigo chefe e emprego anterior? – Nunca fale mal de empresas que você trabalhou, mesmo que você não tenha tido uma boa passagem, prefira omitir do que falar mal
  • Qual o seu hobby?
  • Como você atua sob pressão? – Cita prossões que já sofrer o que fez para superá-las
  • Qual sua espectativa de valor para bolsa auxílio? – Leve em consideração os seus gastos com estudos, porém esteja disposto a negociar
  • Você tem alguma pergunta para fazer?