Aproveite cada oportunidade e adquira mais conhecimento

Se você pretende trabalhar em uma área, procure atuar, estagiar, ou fazer qualquer outra atividade relacionada a essa área. No começo de carreira não se preocupe com salários, vales, ou outros benefícios, se preocupe especificamente com seu crescimento profissional, aproveite cada oportunidade para você adquirir mais conhecimento nessa área.

Mesmo que você ganhe pouco, procure atuar na área pretendida ou na área que você esteja cursando, essa é a melhor opção, no futuro, quando você for concorrer para outra vaga em uma empresa maior com melhores salários, sua experiência profissional na área relacionada ao curso irá contribuir para fazer a diferença.

Por exemplo

Existem pessoas que cursam em uma determinado área, porém perdem a oportunidade de trabalhar na área do curso, pelo motivo de que a empresa X irá pagar mais para trabalhar em outra área que não tem nada a ver com o curso.

Já tive a oportunidade de fazer algumas entrevistas. Uma vez abri vaga para Design Digital, recebi vários currículos de candidatos que estavam iniciando carreira. Entre os currículos recebidos, o de uma moça que estava quase concluindo o curso de Design Digital, porém ela nunca atuou na área, as experiências profissionais dela eram todas na área de restaurantes. Recebi outro currículo de outra moça que também estava concluindo o curso de Design Digital, porém essa outra moça já tinha feito alguns trabalhos na área, ela tinha feito Design para os sites de empresas de seus familiares e amigos. Embora ela tenha ganhado pouco ou nada por esses trabalhos, a preferência foi dela, pois ela já tinha alguma noção na prática. No momento do teste, a moça que já tinha feito alguns trabalhos teve melhor desempenho.

Lembro que no começo de minha carreira na área de informática atuei como monitor em um curso de Informática. Trabalhei praticamente de graça por alguns meses, recebia apenas R$5,00 por dia (isso em 2002). Com esse dinheiro eu pagava passagem e almoçava (eu comia no bom prato, que na época custava R$1,50). Essa primeira atividade meu ajudou a conseguir um emprego em uma escola de Informática para ganhar 10 vezes mais.

Conclusão.

Se você está começando atuar em uma área, procure aproveitar todas as oportunidades de realizar atividades nessa área, mesmo que você não seja bem remunerado ou não ganhe nada com isso, porém la na frente essas experiências serão positivas.

Autor: Fabio Bmed