Antônio Ermírio de Moraes – Como tudo começou

Antônio Ermírio de Moraes é um bem sucedido Empresário Brasileiro, sua fortuna pessoal é estimada em US$ 5,3 bi, o que o torna uma das pessoas mais ricas do mundo. Pela intensa atividade social e pela trajetória empresarial ascendente, o empresário é um ícone da classe empresarial industrial. Mas, como será que tudo começou? Entre todos os acontecimento, destaca-se a figura do seu Pai, José Ermírio de Moraes, que foi peça fundamental responsável pela criação desse conglomerado de Empresas. Assumiu a diretoria da empresa de tecelagem de seu sogro e a transfomou em uma mega Empresa que hoje conta com mais de 60 mil funcionários, atua nas áreas de cimento, celulose, papel, alumínio, zinco, níquel, aços longos, filmes de polipropileno biorientado, especialidades químicas e suco de laranja.

Muitas pessoas perguntam Qual é o segredo do sucesso desses grandes empresários?, costumo dizer que são muitos fatores, vou listar alguns que contribuiram para a Família Ermírio de Moraes do Grupo Votorantim:

1- Estudos: José Ermírio de Moraes e seu Filho Antônio Ermírio de Moraes, ambos se formaram engenheiros de minas na Colorado School of Mines nos EUA. Fizeram uma ótima escolha em um momento extremamente importante no crescimento do Brasil. Essa profissão estava muito em alta, tendo em vista a necessidadede do desenvolvimento do País.
Eike Batista em entrevista disse:

“Você pode ser até um político sem estudo, mas dificilmente será um grande empresário de sucesso sem estudos.”

2- Sorte – Favorecimento: José Ermírio de Moraes era o responsável por catalogar o mapa da mina do Estado de Minas Gerais e outras áreas do Brasil. Tirem suas conclusões…
Esteja no lugar e na hora certa, e quando vier a oportunidade, não desperdice.

3- Muito Trabalho: Sim, muito trabalho, os Patriarcas da Família trabalharam muito para que tudo isso se tornasse realidade.

Após Antônio Pereira Inácio e José Ermírio de Moraes, Antônio Ermírio de Moraes ficou com a tarefa de manter o império já montado e desbravar novos horizontes.

Veja abaixo como tudo começou.

Antônio Pereira Inácio – Avô Materno de Antônio Ermírio de Moraes

Antônio Pereira Inácio

  • Antônio Pereira Inácio (Baltar, 29 de março de 1875 — 14 de fevereiro de 1951) foi um empresário luso-brasileiro.
  • Em 1918, Antônio adquiriu uma empresa de tecelagem falida localizada no bairro Votorantim em Sorocaba, São Paulo.

Jose Ermírio de Moraes – Pai de Antônio Ermírio de Moraes

Jose Ermirio de Moraes

  • José Ermírio de Morais (Aliança, Pernambuco, 21 de janeiro de 1900 — 9 de agosto de 1973)
  • Formou-se engenheiro de minas na Colorado School of Mines nos EUA e após retornar ao Brasil tornou-se um profissional disputado.
  • Foi contratado pela Secretaria da Agricultura de Minas Gerais para percorrer em lombo de mula todo o Estado, com a incumbência de mapear as riquezas minerais da região.
  • Casou-se com Helena, filha de Antônio Pereira Inácio, e após casamento, José Ermírio assume a diretoria dos negócios do sogro (Sociedade Anônima Fábrica Votorantim sediada em Sorocaba – SP), transformou a empresa de tecelagem num conglomerado de empresas com tentáculos em vários segmentos de mercado.

Antônio Ermírio de Moraes

Antônio Ermírio de Morais

  • Antônio Ermírio de Moraes (São Paulo, 4 de junho de 1928) é um empresário , engenheiro e industrial brasileiro formado em engenharia metalúrgica em 1949 na Colorado School of Mines.
  • Expandiu o grupo Votorantin em uma multinacional, com a aquisição de uma fábrica de cimento no Canadá.
  • Deu o aval para a criação da Votorantim Ventures, a caçula das empresas do grupo criada há quase quatro anos. A Ventures é um fundo de investimento com trezentos milhões de dólares para investir em áreas tão diversas como biotecnologia, bioinformática, distribuição de MRO, serviços de datacenter e de call center, comércio eletrônico e biodiversidade.

 

Referências

onordeste
Antônio Pereira Inácio
José Ermírio de Moraes
Antônio Ermírio de Moraes